sábado, 12 de março de 2011

Bem me quer, mal me quer

             Sentei-me sobre a grama seca, aspirei profundamente o ar poluído deste lugar e meus olhos fitaram as montanhas embaçadas ao longe. Bem ali, próxima aos meus pés, estava uma flor. Tomei em minhas mãos a nova amiga e lembrando uma brincadeira da infância, comecei a pronunciar: “bem me quer, mal me quer.
            Às pétalas caiam uma a uma e antes de tocarem o chão, o vento amortecia sua queda, levando-as consigo. Mergulhado em meditações, refleti sobre a complexidade que é amar e ser amado.
            João ama Maria que, ama Paulo que, ama Fernanda que, ama Pedro que, ama ... A probabilidade de amar e ser amado é bem pequena. Quem já não morreu de amor por alguém e nunca foi correspondido?
            Sabemos muito bem que não escolhemos quem iremos amar. É aquele jeitinho que ela tem, que nunca ninguém percebeu, só ele vê isto e o faz estremecer. Ela, que percebeu o jeito brincalhão daquele rapaz, sentiu-se atraída por ele e, a partir dali, só vê nele qualidades. Nas poucas vezes em quem estes sentimentos despertados são recíprocos, maravilha, mas nas outras...
            As maiores loucuras já foram feitas neste mundo em nome do amor. Impérios inteiros foram conquistados, destruídos, arrasados. A história está repleta destes fatos.
            Aqui no nosso pequeno mundo não é diferente. Quantas lágrimas derramadas, quantas promessas feitas, santo Antônio que o diga, ele já deve estar em um sanatório há muito, muito tempo.
            Mas o que é o amor?
            Muitas respostas existem para esta questão, mas quero abordar uma via deixada muito de lado... Afinal, amamos a outra pessoa ou queremos ser amado por ela?
            Não, isto não é a mesma coisa...
            Para amarmos alguém, não precisamos ser correspondido. Quando amamos verdadeiramente, não nos voltamos para o nós mesmos e sim para o outro. Quando já conseguimos amadurecer a este ponto, é o bem de nosso bem o nosso principal propósito, seja conosco, seja com quem o nosso amor elegeu.
            Difícil não? Difícil mesmo, mas deveríamos aceitar isto...
            A última pétala caiu ao chão. Olhei para o que sobrou em minhas mãos e pensei: É hora de perder.

Um comentário:

  1. Se sou amado,
    quanto mais amado
    mais correspondo ao amor.
    Se sou esquecido,
    devo esquecer também,
    Pois amor é feito espelho:
    -tem que ter reflexo.
    Pablo Neruda
    Adoro este poema, pois é assim que eu acho que deve ser o amor entre duas pessoas como reflexo. deve

    ResponderExcluir