domingo, 29 de maio de 2011

Somebody to love

     Hoje, li algo em um nick que me chamou a atenção: “somebody to Love”. Como um estudante e pesquisador do comportamento humano, procurei avaliar o tamanho da solidão desta pessoa. Provavelmente eu poderia falar muito sobre ela: o que sente, o que se passa por seus pensamentos, talvez até mais do que muitas adivinhas de plantão que pululam por ai.
      Se inicialmente esta história parece ser tola ou engraçada, perscrutando-a podemos chegar a conclusões bem diferentes e, acreditem, acabaremos sondando a nós mesmos, talvez mexendo em feridas ainda muito doridas.
      O tema amor, sempre fez parte de nossas vidas. A menina, desde tenra idade escuta histórias de príncipes encantados e ao longo de sua jornada até a adultes, muitos e muitos suspiros já exalou assistindo filmes ou lendo histórias de lindos casos de amor.
    Os meninos por sua vez, também passam por isto – embora a maioria das mulheres não acreditem – porém, de uma forma diferente. Ah sim, pensando em sexo dirão as mais feministas. Sim, o desenvolvimento do futuro homem passa por isto também mas, lhes garanto, nós também nos encantamos quando mesmo em nossas atitudes mais bobas, acabamos topando com aquela menina “diferente”. Algo nela mexe conosco – é claro que não contaremos aos amigos e nem para ela – e, nos faz também suspirarmos e desejarmos tê-la ao nosso lado para o resto de nossos dias.
     Mas o quê acaba acontecendo conosco quando crescemos? Será que não deixamos o “nosso amor” passar por nós devido ao fato de querermos alguém de acordo com as nossas muitas e constantemente impossíveis expectativas?
     Sim, acredito que sim! À quantas pessoas nós jamais permitimos uma maior aproximação, porque não gostamos de seu aspecto físico, de algo que esta pessoa falou, porque não era inteligente ou porque era pobre, etc.
     Muitas pessoas sofrem porque são rejeitadas, mas não importam-se de rejeitarem, muitas vezes fazendo disto motivo para diversão. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato.
     Você já se perguntou com toda a honestidade do motivo pelo qual está só? Na maioria das vezes irá culpar a outra pessoa. Estou só porque fulano não dava a atenção de que eu necessito, ou porque não me entendia, era insensível, grosso, etc.
     Ele poderá dizer que prefere estar sozinho do que estar com alguém que lhe escraviza, que faz de sua vida um inferno, que só lhe exige coisas materiais mas não lhe vê as suas necessidades afetivas, que é paranóica, etc.
     As estatísticas atuais mostram um menor número de casamentos e um maior número de separações. Na Europa uma quantidade cada vez maior das pessoas em “idade de casar” vive só ou mora ainda com os pais.  O que está acontecendo?
     Se agirmos com honestidade, veremos que normalmente exigimos dos outros o que nós mesmos não somos capaz de nos dar. Como o outro poderá preencher o nosso vazio? Sim, vivemos vazios de amor fraternal, de sorrisos nos lábios, de risadas espontâneas e gostosas. Onde foi parar a nossa tolerância as frustrações ou para com os erros alheios? Por que economizamos tanto o afeto? Será que por medo de acabar e ficarmos sem?
     Não sei responder. Você saberia?
     Alguém para amar! Todos querem este alguém, mas você permite ser amada, ou amado? Será que suas exigências não estão muito acima do que a outra pessoa pode suportar? Com que “óculos” você está olhando os demais?
     Eu acredito que para termos alguém para amar, não é necessário nem mesmo que esta pessoa saiba que a amamos. Dar é bem diferente de receber, embora quase sempre queiramos somente receber.
     Você está em condições de dar sem exigir nada em troca? Se está; poderá ter muitos “alguém” para amar.
     Podemos expressar o nosso amor ao olharmos para o céu em uma noite estrelada, contemplando a via láctea ou localizando as constelações. Podemos amar uma noite de luar e nos deixarmos banhar por seus raios prateados.
     Vertemos amor quando plantamos uma flor, regarmo-la, ao que ela demonstrará seu afeto por nós ao nos presentear com seu perfume e flores.
     Experienciaremos o ápice de amar, quando nossos corações não mais somente se compadecer com as agruras humanas, mas quando aprendermos a servir.
     Ah, como somos pobres de amor! Como precisamos de “alguém” para amar...
     Paz e bem!

Port-au-Prince, 29 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário