domingo, 2 de setembro de 2012

Discurso de Formatura

            Há cinco anos, em um grupo de mais de trinta pessoas iniciávamos a caminhada rumo ao título de Psicólogo, sem nem mesmo sabermos o que era a ciência chamada Psicologia. Já no primeiro dia de aula, o professor Gustavo abalou as nossas concepções oriundas do senso comum, nos deixando sem rumo.
            A primeira aula deu lugar a dezenas de outras e a confusão foi ficando ainda maior. Teoria da Personalidade? Insight? Figura e Fundo? Reforço? Punição? Modelagem de comportamento? Idi, Ego e Super-Ego? O que seria tudo isto? A tensão aumentava dentro de nós. Não existe uma psicologia, mas várias psicologias, nos provocava a professora Kenny... Como assim? Nos perguntávamos.
            As aulas de Embriologia e Genética, morfo-fisiologia do sistema nervoso iam nos introduzindo nas complexas formações orgânicas do ser humano, enquanto nas disciplinas de Análise Experimental do Comportamento e Psicologia Experimental, a professora Alessandra fazendo uso de seus mascotes, os Gerbilos da Mangólia e do Rato Branco, nos apresentava a teoria e a prática da psicologia comportamental.
            Mais e mais disciplinas vieram. As dinâmicas de grupo, a Psicologia do Desenvolvimento, da Aprendizagem, Educacional e Escolar, Social e Comunitária, da Saúde e Hospitalar, Organizacional e do Trabalho, Institucional e os testes psicométricos e projetivos, ampliaram imensamente a nossa gama de conhecimentos.
            Quando já achávamos que sabíamos de alguma coisa vieram o estudo das escolas psicológicas. Psicanálise, Gestalt, Psicologia Humanista, Existencialista, Comportamental. Achávamos que era muita coisa para a nossa cabeça. Bateu o desespero sem sabermos que o pior ainda viria...
            E veio... Tinha nome e estilo próprio... Era o professor Fábio com a Psicofisiologia, a Neuropsicologia, a Psicologia Cognitivo-Comportamental, a Psicofarmacologia. Éramos felizes e não sabíamos.... Utilizando-se de seus métodos de “motivação” ao estudo, ou “provas” para os leigos, nos deixou definitivamente mais próximos da linha entre a normalidade e a loucura. A cada disciplina ele não se contentava com pelo menos um livro inteiro para lermos, do qual depois ele tirava do meio das 500 páginas algumas perguntinhas para a prova. Além é claro das demais provas que a cada quinze dias ele nos presenteava. Como ele conseguia fazer com que quatro ou cinco questões pudessem envolver todo o conteúdo?        Professor Fábio, um misto de amor e ódio era o que sentíamos por você. Ódio pelo nível da cobrança, pelas nossas muitas noites sem dormir direito, pelos consecutivos finais de semana estudando, pelas notas das provas. Amor? Deixe eu tentar lembrar de alguma coisa... Ah sim, tem um fato, mesmo que só feminino. Amor era só nos momentos em que você todo encalorado, nas noites frias de inverno, tirava a sua blusa deixando aparecer um pouco de sua barriga sarada, fazendo a meninada suspirar.
            Mas não foi só ele. Também a professora Márcia nos causou impacto, na primeira aula de Psicopatologia, nos questionando sobre o que era loucura. Dizia ela: “O que é normal e o que não é normal?” Não sabíamos responder. Ela foi pouco a pouco destruindo as nossas pré-concepções e preconceitos, nos transformando em pessoas possuidoras de um maior entendimento sobre o assunto e, desenvolvendo a nossa visão crítica. Muito mais você nos trouxe: A dinâmica dos chamados “segredos de família” e Psicologia do Trânsito, a Psicoterapia Breve, a Terapia Familiar. Com o Psicodrama você decepcionou as meninas quando mostrou uma foto de Moreno, pois ai elas perceberam que ele não tinha nada de moreno alto, lindo e sensual.
            A professora Jossora, que nos contagiou com seu jeito carismático de ser e nos trouxe a Psicologia hospitalar e da Saúde, a das necessidades especiais e por fim, tópicos muito atuais sobre os transtornos relacionados a percepção corporal e ao comportamento compulsivo.
            A professora Kenny, nos legou as diversas teorias da personalidade. Nos ensinou as dinâmicas de grupos, a ética do psicólogo, a importância e o cuidado nas lides da Psicologia Jurídica. Sempre muito amiga e dedicada, tudo fez para a nossa construção não só do conhecimento, como também de profissionais com caráter e comprometimento.
            A professora Tânia nos desvendou os intricados processos da aprendizagem. A visão de Vygotski, Piaget, Carl Roger e tantos outros teóricos da aprendizagem, são dominados por ela com facilidade, dando-nos aula semestres inteiros sem nem mesmo precisar pegar em um livro ou texto. Nos ensinou sobre a psicoterapia infantil, sobre a Gestalt e enfim compreendermos o que era insight, figura e fundo  e os demais conceitos da Teoria das formas.
            Por fim, resta-nos falar de uma pessoa também muito especial para nós. Ela tem uma maneira toda sua de ser e uma capacidade enorme de cativar seus alunos. Chama-se professora Jeane. Foi ela a quem coube a importantíssima tarefa de nos orientar na maioria de nossos estágios e no trabalho de conclusão de curso, o famigerado e temido TCC. Quem a vê pelos corredores vai sempre encontrá-la com pelo menos uma mochila as costas e mais uma grande bolsa nas mãos. São as suas ferramentas de trabalho ou a grande quantidade de trabalhos de seus alunos que ela carrega como se fosse um brinquedo novo nas mãos de uma criança. Reclama ela? Nunca, na verdade percebe-se o prazer que ela tem com tudo isto. Lembro dos difíceis dias do trabalho final, onde por meses não tivemos mais finais de semanas livres, somente uma pilha de livros ao nosso lado e páginas e páginas para escrever. Em um destes muitos domingos, era um belo dia de sol. Terminei uma das etapas de meu trabalho e enviei a ela para as suas imprescindíveis e enriquecedoras observações. Pensei comigo: agora irei fazer outras leituras e esperar o retorno para a próxima semana. Passei a outra tarefa e depois de ter lido somente algumas páginas, ouvi o sol de uma nova mensagem chegando, era o meu trabalho corrigido. Assim, nunca foram somente os seus alunos que ralaram. Se tínhamos três ou quatro trabalhos para fazermos, ela tinha para corrigir os de dezenas de alunos, portanto o seu sacrifício sempre foi muitíssimo maior que o nosso. Jeane, quando eu crescer eu quero ser como você!!!!
            Conviver todos estes anos com tantas mulheres, foi uma experiência única e construtiva. Quantas nuanças do comportamento feminino eu pude aprender?
            Para nós nunca foi sacrifico ir para as aulas, pois além de aprendermos muito sobre a psicologia, também nos divertimos muito. Quantas horas de risadas nós demos? Quantos momentos felizes passamos juntos? É impossível descrever.
            Dirigir com elas é uma coisa que jamais esquecerei. Todas vocês mulheres conhecem a dificuldade que nós homens temos em prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Em uma viajem que fizemos, elas de copilotos me disseram: Entre ali Teddy, entra ali... Eu meio confuso perguntei: Mas, para a direita ou para a esquerda?
            Foi demais para elas... travaram... Eu havia exigido muito... Por fim uma delas respondeu, prá esta direita Teddy, prá esta direita... mostrando a dificuldade que as mulheres tem em saber qual é o lado direito, qual é o esquerdo.
            Já terminando o curso, tive outro aprendizado. Ao ler a planilha com suas alturas e peso, para o tamanho das becas, encontrei coisas assim: Peso, 54, 7 kg, 59,3 kg, 62,9. Vocês acreditam nisto homens? Por que será que as mulheres sempre arredondam o peso para menos e a altura para mais?
            O tempo passou célere e enfim chegamos ao final desta caminhada. No transcurso dos dias eu pude perceber uma lenta e bela transformação. Aquelas menininhas que iniciaram o curso há cinco anos, que morriam de medo ou de dó de nossos ratinhos, ou que tremiam ao apresentar um trabalho na frente dos demais colegas,  já não eram nem de perto mais as mesmas. Agora são mulheres. São psicólogas. São profissionais de algo gabarito das quais eu tenho imenso orgulho de ser amigo, de ser colega.

            Ana Paula, Aninha de meu coração. O que sinto por você é difícil descrever. A sua luz envolve, a energia que você emana é contagiante e, consegue ser maior que a sua beleza. Aliás, Deus foi muito generoso em sua beleza. Constantemente eu costumava brincar com ela dizendo que eu preferia as loiras, porém que a cada dia ao vê-la chegar, colocava em dúvida a minha preferência. Ana, conheço o tamanho de seu coração, a sua capacidade intelectual e emocional e tenho toda a certeza de que você será uma psicóloga muito competente. Te adoro.

            Ariel. Esta gauchinha também é muito especial para mim. Sempre admirei o seu jeito de ser. Você é alguém que não se convence com meias palavras. Muito dedicada, estudiosa e questionadora, fez a diferença em nossa turma. Quem teve o prazer de assistir a sua apresentação para a banca, viu ali uma profissional pronta para enfrentar as tantas nuanças de nossa nova profissão. Nunca esquecerei de nossas conversas. Se pude acompanhar algumas de suas dificuldades pela vida, também pude vibrar com as coisas boas, principalmente em saber da pessoa especial que surgiu em sua vida e que hoje é seu marido.

            Daiana. Daizinha querida. Como expressar em palavras o tanto de que te gosto? Você é mais uma das princesas que fizeram os meus dias mais alegres. Esta menina tem o abraço mais gostoso deste mundo. Quem tem a felicidade de recebê-lo, por certo será curado instantaneamente de qualquer coisa que lhe aflija a alma. Sua inteligência, seu carisma, sua amizade e o seu jeito meigo de ser sempre estarão em minhas lembranças. Mas como ninguém é perfeito neste mundo, ela também tem um enorme defeito: Ser Vascaína, e rocha. Dai, uma frustração eu carregarei comigo: a de não ter conseguido fazer você virar flamenguista, para que pudesse parar de sofrer com tantos vice-campeonatos.

            Francielle, a nossa Fran. Mais uma das belas e guerreiras de nossa turma. Batalhadora, sonhadora, mas acima de tudo alguém que não fica parada esperando as coisas acontecerem, ela vai a luta. Conseguiu conciliar o trabalho com os estudos, mesmo a custa de muitos sacrifícios. Nem por isto suas notas foram ruins e seus trabalhos mal feitos. Pelo contrário, zelo e busca pela perfeição são uma de suas características marcantes. Também ela encontrou sua alma gêmea durante os anos da faculdade e, pudemos nós estarmos juntos a ela na hora do sim.

            Ivânia, você é especial para mim. Ela é uma das mais inteligentes e dedicadas de nossa turma. Possuidora de uma simpatia sem igual, faz com que todos gostem dela ao primeiro contato. Grande batalhadora. Não somente trabalhava o dia todo, como também percorria diariamente mais de 200 km para poder assistir as aulas. Seus momentos de estudos eram dentro de um ônibus, nos finais de semana que tinha folga e muito comumente nas madrugadas adentro. A sua beleza é impar, porém há algo nela muito mais belo: o seu coração. A bondade que ela dispensa as pessoas, o interesse que tem em atender as necessidades dos menos favorecidos e o atendimento humanizado, são suas marcas. Quem resiste a tanta ternura e beleza?
            Neusa. Para esta amiga, nunca falta um sorriso nos lábios. O seu jeito discreto, sempre buscando um cantinho da sala e a companhia das pessoas que tinha mais afinidade. Para ela também não foi fácil chegar ao final. Conjugar as tarefas de servidora pública com as de estudantes lhe exigiram muitas renuncias do convívio familiar e de suas horas de descanso. Mas por certo valeu a pena. Hoje é o dia de receber o seu premio merecido sob os olhares de sua bela família.

            Rita. Começamos esta aventura de conquista do conhecimento juntos, e a concluímos também juntos. A vida também não foi fácil para ela. Lembro de nosso primeiro dia de aula, de como você chegou para as aulas, tendo se passado apenas poucos dias de uma cirurgia. Conviver com a Rita sempre foi muito divertido, pois toda a semana ela tinha uma história para nos contar. Certa vez comprou uma BIZ e voava as tranças apressadamente pelas ruas da cidade. Só que esqueceram de avisar os cães do bairro Guarujá que ela andava por aquelas ruas. Um belo dia, um deles quis testar as suas habilidade de motociclista e, eis que a Rita realiza um de seus sonhos: Ser socorrida pelo SAMU e ser capa de jornal.

            Simone, a nossa querida Sisi. Os desígnios superiores são mesmo imprevisíveis. Esta pessoa, como diz ela, nasceu no Amazonas. Filha de militar, andou pelos diversos rincões deste nosso imenso Brasil e acabou por conhecer e casar-se com um de meus queridos amigos e colega de profissão, também militar. Estava escrito que você um dia viria para o Sul e iria fazer psicologia na Facvest. Possuidora de uma inteligência muito acima da média, transita de um assunto para outro com muita facilidade. É difícil ter algo que ela não saiba pelo menos um pouco. Certa vez ela me comoveu profundamente, dizendo-me que eu era para ela o irmão que ela não teve, quase chorei. Minha irmã do coração, saiba que te admiro muito também. O seu coração é imenso e cheio de ternura, e nele cabe o mundo todo. A Simone veio de regiões bem mais quentes que a nossa e ai quis acabar com os vírus da gripe no Sul. Porém de uma forma não típica, atraindo todos os vírus para ela. Já há cinco anos ela pega uma gripe por semana mas ainda não deu conta de acabar com todos os vírus.

            Normalmente ao orador não é dada a oportunidade de falar de si mesmo, porém neste dia, com a permissão de todos, eu o farei...
            Há cinco anos, carregando ainda os pedaços de meu coração, entrei no curso de psicologia da Facvest e ali encontrei uma nova família. Pessoas maravilhosas me aceitaram em suas vidas e me proporcionaram momentos de muita alegria. Vocês meus amores são as responsáveis por eu voltar a sorrir. Se pude ser o brincalhão da turma e fazê-las dar muitas e boas risadas, foi porque encontrei em vocês o carinho e o alento de que precisava. Vocês mudaram a vinha vida, e para muito melhor.
            Apesar de tantos bons momentos eu chegava ao fim do curso ainda carregando resquícios de meu passado. Um tanto apático na vida, deixava os dias seguirem, a vida me levar. No entanto, quando parecia o final, algo muito especial aconteceu. Uma menina linda. Uma desconhecida que eu já conhecia a quase cinco anos, me desequilibrou. Com um jeito só dela, colocou todas as minhas verdades em dúvida. Me devolveu a alegria pela vida, me fez voltar a sonhar.
            Ivânia, você é alguém que me faz querer ser melhor a cada dia. Parafraseando Fábio Junior digo que: “Você é o amor que a vida me deu de presente, sou um homem maduro, mas a sua frente, não sou mais que um menino”. Eu te amo!

            Bem, como depois de toda a declaração de amor vem um pedido, eu vou fazer o meu... Meu amor e meus amores. Que nunca esqueçamos dos bons momentos vividos por nós, e que um dia, quem sabe bem mais tarde, ao lembrarmos destes momentos possamos dizer: Nunca fui tão feliz! Obrigado a todos.

2 comentários:

  1. Tadeu!
    Meu querido, como eu lamentei não estar ai com vocês! Fiquei emocionada ao ler o seu discurso e lembrar destas pessoas queridas e que realmente mudam a vida da gente! Guardo um carinho imenso por todos vocês e desejo muito sucesso! Meus parabéns a todos, guerreiros, amigos, colegas de profissão! um abração bem apertado e com muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Querida Mestra. Eu não poderia esquecer de você, e do quanto nos ensinou. Tem muito de você no que somos hoje.
    Saudades.

    ResponderExcluir